Palavra ministrada aos jovens em 2006 através do irmão Cesar Albino.
“Como o jovem deve viver em relação ao sexo, conforme o olhar de Deus…”
Não leu a primeira parte? Clique aqui
O jovem e o sexo
Gostaria agora de compartilhar acerca de como o jovem deve viver em relação ao sexo – conforme o olhar de Deus! Não conforme a estratégia do mundo, ou dos psicólogos deste mundo, ou dos jornais, porém conforme este testamento, porque o que está escrito nele é fiel e verdadeiro.
Em Isaías 25:1 lemos: “Ó Senhor, tu és o meu Deus; exaltar-te-ei, e louvarei o teu nome, porque fizeste maravilhas; os teus conselhos antigos são verdade e firmeza”.
Muitos jovens acham que os pais desta geração, pais crentes e não crentes, são antiquados, e às vezes dizem: “isto que vocês estão dizendo é do século passado, hoje é outra vida, deixa eu viver. A liberdade é outra hoje. Guarda os teus conselhos para ti”. Porém as Escrituras acabaram de nos mostrar que suas antigas palavras são eternas; são sempre eternas; não sofrem alteração. O livro dos provérbios sempre se cumprirá. Não sei se vocês têm o costume de ler os provérbios, neles estão contidos muita sabedoria, instruções e conselhos para os jovens.
Porque é que quando nossos pais nos aconselham sobre como viver o sexo, nós os achamos antiquados? Talvez não vocês, os crentes, mas a geração deste mundo pensa desta maneira. Mas agora conforme a palavra vamos descobrir como Deus vê o sexo. O que é mais adequado? O que é uma relação sexual para Deus? Temos algo na escritura sobre isto?
Há um modelo
A primeira vez em que a Bíblia fala sobre relação sexual é em Gênesis 1:28, “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra”.
Para que Adão e Eva frutificassem, teriam que se unir sexualmente. É a primeira vez que a escritura fala de uma relação sexual. Uma relação sexual conforme os olhos de Deus é algo maravilhoso; é algo formoso aos seus olhos. Na seqüência veremos porque.
Em Gênesis 2:24 diz: “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne”. É a segunda vez que o Senhor nos fala de uma relação sexual e nos fala com muita liberdade; sem impedimento.
Alguns homens e mulheres deste mundo usam estas passagens como justificativa para pecar, dizendo: “isto aqui foi antes que o homem caísse!”. Mas depois que Adão pecou, o sexo se transformou em libertinagem descontrolada, e acho que eles têm razão até certo ponto, pois o dilúvio registrado em Gênesis o qual consumiu com todos os pecadores foi por causa da depravação sexual.
Mas a palavra do Senhor, tal como está em Isaías 25:1, é imutável e é eterna. As palavras do Senhor são inquebráveis. Ainda que Adão, caindo no pecado, desvirtuou o sexo, quando o Senhor Jesus Cristo veio a terra, uma das coisas que ele estabeleceu firmemente no coração dos homens foi novamente trazer luz ao princípio divino. O Senhor citou o livro de Gênesis em Marcos 10:9 dizendo: “portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem”.
O Senhor Jesus Cristo veio confirmar o que uma vez havia sido quebrado, e deixou estabelecido novamente o sexo como algo formoso aos olhos do Senhor, e a maneira correta de se proceder nesta área. Então, diante dos olhos do Senhor, vamos deixar estabelecido que: uma relação sexual é maravilhosa! Porém, uma relação sexual dentro do casamento! Somente uma relação dentro do casamento é algo maravilhoso e agradável diante dos olhos do Senhor.
Se não ouvirmos
Agora vejamos o livro de Provérbios 5:12-20: “E então digas: Como odiei a correção! e o meu coração desprezou a repreensão! E não escutei a voz dos que me ensinavam, nem aos meus mestres inclinei o meu ouvido! No meio da congregação e da assembléia foi que eu me achei em quase todo o mal. Bebe água da tua fonte, e das correntes do teu poço. Derramar-se-iam as tuas fontes por fora, e pelas ruas os ribeiros de águas? Sejam para ti só, e não para os estranhos contigo. Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade. Como cerva amorosa, e gazela graciosa, os seus seios te saciem todo o tempo; e pelo seu amor sejas atraído perpetuamente. E porque, filho meu, te deixarias atrair por outra mulher, e te abraçarias ao peito de uma estranha?”.
Aqui o Senhor nos fala “como aborreci o conselho, meu coração menosprezou a repreensão” e no verso 14 diz: “No meio da congregação e da assembléia foi que eu me achei em quase todo o mal”. Quando não ouvimos o conselho do Senhor; os ensinamentos daqueles que nos instruem, sempre sucede a vergonha e a lamentação. E às vezes as vidas dos jovens são frustradas. Acabam sendo pais prematuros e isso os marca para toda a vida. Mas para o Senhor há perdão, o Senhor compreende muito bem nossos corações e pode perdoar-nos e consolar-nos verdadeiramente.
2ª parte da palavra ministrada aos jovens pelo irmão Cesar Albino no retiro em Quatro Barras – 15 de abril de 2006
Continua
Comments are closed.