Press "Enter" to skip to content

A Graça e a Verdade vieram por Jesus Cristo (3ª parte)

Que tipo de cegueira

Este cego de nascimento nos mostra nossa cegueira essencial. O Senhor Jesus deu vista a esse cego, porém não somente a vista física. A verdadeira vista que ele recebeu foi a visão espiritual. Não podemos interpretar esta passagem apenas na forma literal, senão que ela deve ser interpretada no sentido espiritual. Se vocês se fixarem no verso 39: “E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos”, verão que estas palavras indicam que a cura do cego foi fundamentalmente espiritual; Pois se estivesse falando no sentido literal, o Senhor Jesus, não só teria que dar vista a este cego, mas também teria que ter cegado aos que tinham vista porque disse: “a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos”. Não se refere a um assunto físico e sim à cegueira e visão espiritual.

O que vem junto

Como Deus concede visão espiritual? A quem ele concede?
Notemos que este cego pertencia a uma classe marginalizada da sociedade à semelhança do paralítico e da mulher samaritana. Ele era cego e mendigo; necessitava da caridade dos demais para poder viver e o Senhor escolheu-o para revelar-lhe algo que ocultou a outros homens mais importantes.
A vida deste homem mudou completamente depois que o Senhor Jesus lhe deu a visão. Antes tinha uma vida tranqüila. Era pobre, cego e mendigo, no entanto tinha uma vida tranqüila: seus pais estavam com ele; a sociedade estava favorável a ele; tinha o direito de ir à sinagoga e participar do culto. Sua vida era tranqüila, ainda que pobre. No entanto, no dia em que o Senhor Jesus lhe deu a visão – não somente uma visão física, mas sobretudo uma visão espiritual -, nesse dia sua vida mudou. Com a luz, chegaram os problemas. Sua vida se tornou o centro de uma polêmica. Teve muitos problemas; seus pais tiveram problemas; os chefes da sinagoga tiveram problemas. Houve uma revolução em torno desse homem. E qual era a razão? Qual era a causa? Ele havia recebido luz! Não somente luz física, mas uma revelação espiritual.
Este cego revela a todos nós. Somos cegos. A menos que o Senhor Jesus nos abra os olhos, somos cegos. No mundo há multidões de gentes, porém todos estão cegos. Eles não conhecem a verdade. Não conhecem ao Senhor. Estão completamente cegos.
A luz espiritual traz muitos problemas. Este homem foi diversas vezes interrogado e por muitas pessoas; houve uma pressão terrível sobre ele; foi tratado quase como um delinqüente; expulso da sinagoga; marginalizado pela sociedade e esta marginalização é diferente da anterior. Antes ele era objeto de misericórdia dos demais; as pessoas passavam; jogavam moedas; e diziam: “pobre homem; é digno de lástima”. Porém depois que ele viu, não era mais o objeto de misericórdia, senão que objeto de ira. Queriam que ele desaparecesse dali; não queriam vê-lo.
Quando a luz de Deus chega a nossos corações, nos traz muitos problemas. Por causa do que vemos, podemos ser mal interpretados, rejeitados e expulsos. As sinagogas estão cheias de pessoas cegas, e quando chega ali alguém com luz, torna-se indesejável; pode ser um homem comum e ordinário, um homem do povo, porém por causa do que vê, pode por em dificuldade os chefes da sinagoga.
Não devemos nos surpreender que a luz vinda de Deus nos traga alguma dificuldade, no entanto devemos recordar sempre isto que é muito importante: se hoje temos alguma luz, não é porque nós somos melhores que os outros. Éramos cegos de nascimento; éramos mendigos; estávamos à beira do caminho; éramos desprezados pela sociedade. Por isso o Senhor nos olhou com misericórdia e disse: “a este que nada vale, vou dar um tesouro; vou dar luz; vou me revelar a ele para que me conheça. Meu conhecimento vai ser seu maior tesouro; ele nunca esteve na universidade; não tem diploma universitário; jamais saiu a outro país em viajem de turismo; não tem muito que expressar socialmente. É pobre; necessitado; não tem nada, porém vou dar tudo”. A graça do Senhor se manifestou desta maneira para com ele. Não devemos nos esquecer: por que Deus deu a nós a luz e tem negado a outros? Porque teve misericórdia de nós.

Pages: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Comments are closed.