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A parábola do semeador – Onde Jesus não encontra fruto (Para ler)

APÊNDICE
A trindade do mal agindo contra o semeador e a semente

2. PEDRA (CARNE)

DA ÓTICA DE MATEUS
“E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz”. 13:5-6.

Explicação em Mateus: “O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende”. 13:20-21.

Aqui vemos que o agente endurecedor é outro. Pedregais sugere um terreno com bastante dureza. Mateus diz que não havia terra bastante e também não era terra funda e logo nasceu… Mas não tinha raiz e, com o sol, queimou-se e secou-se. Isto significa a alegria que dura pouco. Ouve a palavra e logo a recebe com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração.

Este coração recebe a palavra com muita euforia; uma alegria não duradoura; e, toda alegria passageira é alegria da carne. Este coração é duro como pedra porque há nele uma intensa atividade da carne. Os que amam a carne não vão suportar a ação da palavra do reino por muito tempo porque ela trará perseguição e angústias; e, isto é um golpe duro para a atividade da carne que logo se ofende.

A alegria duradoura do reino de Deus é produzida no coração daqueles em quem a palavra criará raízes por obra do Espírito Santo; estes poderão enfrentar qualquer situação que não perderão sua alegria e nem deixarão de dar fruto.

A obra do Espírito Santo é enraizar a palavra de Cristo em nós e fazê-la frutificar aí, bem dentro do coração. O Espírito Santo realizará a obra da cruz. A obra da cruz é como o arado do agricultor que vai remover as pedras e fazer um sulco mais fundo na terra para tornar favorável a uma frutificação permanente.

João 6:60 diz: “Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?”. Sabemos que na verdade não é o discurso do Senhor que é duro, mas é o coração do homem que tem muita dureza; a carne é dura contra o discurso do Nosso Senhor. O resultado disto é que, “Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele”. João 6:66.

DA ÓTICA DE MARCOS
“E outra caiu sobre pedregais, onde não havia muita terra, e nasceu logo, porque não tinha terra profunda; mas, saindo o sol, queimou-se; e, porque não tinha raiz, secou-se”. 4:5-6.

Explicação em Marcos: “… os que recebem a semente sobre pedregais; os quais, ouvindo a palavra, logo com prazer a recebem; mas não tem raiz em si mesmos, antes são temporãos; depois, sobrevindo tribulação (sol) ou perseguição, por causa da palavra, logo se escandalizam”. 4:16-17.

Marcos nos mostra que os que têm o coração com pedregais recebem com prazer a palavra. O evangelista Mateus usou a palavra alegria, mas Marcos usa a palavra prazer. De fato temos a confirmação que a carne é um estraga prazer em qualquer momento da nossa vida com Deus. Outra expressão usada por Marcos que Mateus não usou é se escandalizam. O reino de Deus traz consigo o escândalo da cruz.

E também nos importa por muitas tribulações entrarmos no reino de Deus (Atos 14:22) Todos os que querem frutificar para Deus devem pensar em não aniquilar o escândalo da cruz (Gálatas 5:11).

DA ÓTICA DE LUCAS
“E outra caiu sobre pedra, e, nascida, secou-se, pois que não tinha umidade”. 8:6.

Explicação em Lucas: “E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não tem raiz, apenas crêem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam”. 8:13.

Lucas apresenta alguma novidade: Primeiro ele usa a palavra pedra no singular e não pedregais como os outros evangelistas; isto sugere que o solo todo é uma pedra. O semeador semeou sobre uma pedra, o coração é uma pedra. Necessitamos da palavra de Jeremias 23:29 para uma situação dessa e mesmo assim pode haver resistência.

Não tinha umidade foi outra expressão nova usada por Lucas. O solo era uma pedra e também não era molhado. Segundo os outros evangelistas, Mateus e Marcos, havia terra sobre esta pedra; mas não era bastante e nem funda o suficiente para a semente criar raízes; pois não havia umidade por baixo desta terra. Era uma área que não dava condições para criar raízes.

Lucas também nos diz que crêem por algum tempo. Que tempo? Até o tempo da tentação. A dureza é uma questão de incredulidade. A carne é a grande pedra da incredulidade; ela não deixa a palavra criar raiz.

O texto em Hebreus 3:19, usado para descrever a incapacidade de Israel entrar no repouso de Deus, nos diz: “por causa da sua incredulidade”; esta palavra aplicada aqui é a mesma que Lucas está aplicando quando diz: “crêem por algum tempo”. Por um pequeno tempo Israel creu, mas, quando veio a tentação no deserto, deixaram de crer e a palavra de Deus não criou raizes em seus corações.

O significado para incredulidade, em Hebreus 3:19, é: fraqueza para manter, incapaz de agarrar ou também, endurecer-se e não se deixar persuadir. Não é isto que a carne faz? Ela não se deixa persuadir. Ela impossibilita a criação de raízes que são indispensáveis para agarrar-se ao solo do coração. A raiz é a fé perseverante que se agarra na promessa e na palavra; para ir até o fim e dar uma colheita de fruto para o Semeador.

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