APÊNDICE
A trindade do mal agindo contra o semeador e a semente
3. ESPINHOS (MUNDO) – TERRENO MUNDANO. O MUNDANISMO SUFOCA A PALAVRA DO REINO.
DA ÓTICA DE MATEUS
“E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na”. 13:7.
Explicação em Mateus: “E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera”. 13:22.
Mateus mostra apenas um ponto: Os espinhos cresceram e sufocaram a palavra; e a interpretação dos espinhos é cuidados deste mundo e a sedução das riquezas. Estes são os espinhos que sufocam a palavra e não oferece condição de uma vida vitoriosa porque impede a continuidade de uma fé viva e vigorosa. A vitória que vence o mundo é uma fé viva e vigorosa no Filho de Deus, Jesus Cristo; os espinhos impedem uma relação viva e vigorosa com o Senhor e também com sua palavra.
O mundo não seria um agente se não houvesse corações que o amassem. Os espinhos vão enrolando-se no pescoço do débil crente até sufocá-lo completamente e não mais abrir sua boca para confessar sua fé e o nome de Senhor. Por fim ele será identificado com um mundano. Sua ocupação não será com Cristo e sim com o mundo, seus cuidados e com as riquezas, pelas quais foi seduzido. Ficou infrutífero.
O mais interessante é que estas pessoas estão freqüentando as reuniões das igrejas; tanto estes como os outros.
DA ÓTICA DE MARCOS
“E outra caiu entre espinhos e, crescendo os espinhos, a sufocaram e não deu fruto”. 4:7.
Explicação em Marcos: “E outros são os que recebem a semente entre espinhos, os quais ouvem a palavra; mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera”. 4:18-19.
Além de os cuidados deste mundo e da sedução das riquezas, ele usa os enganos das riquezas. Podemos ver que a questão é muito mais séria; o inimigo usa as riquezas como um ilusionista usa mãos hábeis com seus instrumentos de mágicas para iludir. Por isso Marcos usa a palavra enganos das riquezas.
Se juntarmos a palavra engano com a palavra sedução, usada por Mateus, descobrimos a maneira com que as riquezas são usadas para seduzir: a ilusão e o engano. Este mundo faz mágicas (ilusões) para seduzir o coração do homem. Imagem ilusória: isto é o mundo; ele é como a miragem de um oásis no deserto para o moribundo que está sedento; ele mergulha com o rosto naquela piscina virtual, mas não se refrigera e nem mata sua sede.
Marcos também acrescenta a expressão ambição de outras coisas. Isto sugere muitas coisas que as pessoas planejam alcançar, tais como: muito dinheiro, para adquirir muitas coisas, fama e poder que são ambições muito desejadas. A maior parte dos pregadores, que têm uma vida com Deus, vão dizer que, as maiores ambições de muitos são dinheiro, fama e poder. Todas estas coisas sufocam a palavra.
DA ÓTICA DE LUCAS
“E outra caiu entre espinhos e crescendo com ela os espinhos, a sufocaram”. 8:7.
Explicação em Lucas: “E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados, e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição”. 8:14.
Lucas nos mostra que os espinhos crescem junto com a palavra; a palavra chega a ter algum crescimento, mas os espinhos crescem junto; é como o joio que cresceu no meio do trigo. No caso do joio e do trigo, as raízes do joio crescem entrelaçadas no solo com a raiz do trigo; e, se for arrancar o joio, acaba-se por arrancar também o trigo. De alguma forma os espinhos são quase impossíveis de se arrancar desde que entraram; terão um crescimento maior do que a palavra neste coração e a sufocarão, impedindo uma frutificação perfeita. Jeremias diz para não semear entre espinhos, e, que o coração tem que ser limpo dos espinhos para que apresente uma boa colheita.
Lucas diz que os espinhos são cuidados, riquezas e deleites da vida:
“Cuidados”: certamente são cuidados até mesmo justificáveis, mas não quando ocupam o coração, sufocando a semente. Estes cuidados vão requerer muito tempo de nós mesmos; senão todo o tempo.
“Riquezas”: Lucas não usa a expressão sedução das riquezas. Harmonizando com os outros evangelistas, chegamos à compreensão que, aqueles que cobiçam serem ricos, vão acabar adquirindo riquezas; e, assim a isca da sedução funcionou, pois agora terá que desprender tempo e bastante cuidado; pois tais riquezas o fizeram escravo. Os que têm mais riquezas neste mundo terão que ter mais cuidado para não perdê-las. Deixarão de cuidar das coisas do reino de Deus. “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom (riquezas)”. Mateus 6:24.
No final da vida, Paulo pode mostrar-nos que, na terra, tinha alguns livros, pergaminhos e uma capa (2ª Timóteo 4:13); mas, no céu, tinha Cristo o esperando; sua riqueza eterna com quem ele ocupou seu tempo e sua vida neste mundo.
“Deleites da vida”: a palavra deleite quer dizer prazer íntimo ou delícia. Os espinhos dos deleites da vida crescem e sufocam a palavra. Deus não nos deu vida para os deleites deste mundo, mas para nos deleitarmos nele. Nos últimos dias crescerá o número dos amigos dos deleites. “Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus”. 2ª Timóteo 3:4. Tiago 4:1 também nos diz que as guerras e pelejas vêm dos deleites.
“DE ONDE vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vem disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?”. Vamos fugir dos desejos da mocidade e seguir a justiça, a fé, o amor, e a paz com aqueles que com um coração puro, invocam o Senhor. (2ª Timóteo 2:22).
Façamos como o salmista, “melhor é estar com o Senhor um dia do que em outra parte mil”.
“Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se multiplicaram o trigo e o vinho”. Salmo 4:7.
Que o Senhor Jesus encontre-nos rendidos e amantes somente dEle na sua Vinda. Maranata!■
Por Juvenal S. de Moura
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