Press "Enter" to skip to content

A parábola do semeador – Onde Jesus não encontra fruto (Para ler)

Onde Jesus não encontra fruto

1. SEMENTE À BEIRA DO CAMINHO.

O primeiro coração é aquele que deixou a semente cair à beira do caminho. A semente caiu à beira do caminho. A escritura de Lucas diz que à beira do caminho a semente foi pisada. Lucas 8:5 “Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho; foi ‘pisada’, e as aves do céu a comeram.” (RA). “foi pisada”. Isto mostra uma intensa atividade; pessoas caminhando. Existe um grande problema quando recebemos a palavra do reino e temos muita relação com muitas pessoas, muito ativismo, pois permitimos que estas pessoas, usadas pelo diabo, pisem a semente. E elas pisam a semente. Elas vão dizer que esta semente não vale nada. Vão falar muitas coisas. Vão falar de filosofias para você. Vão falar de coisas científicas. Vão tentar uma comprovação científica contra a palavra de Deus. Vão pisando na palavra.

Irmão, não pense que a ciência não está na mão de Satanás. A ciência e todas as esferas deste mundo estão sendo regidas por ele. Então certamente o mundo todo está contra a palavra do reino. Satanás nunca aceitou a autoridade de Jesus. E quando a palavra dele vai reger o teu coração, cuidado! Se não penetrar fundo, se existir uma intensa atividade ali, talvez a tua posição neste mundo, a tua relação vai permitir que as pessoas, usadas por Satanás, pisem. Quem pisa a semente é o próprio diabo, ele pisa a semente.

Então o primeiro coração desta parábola: o problema dele é uma atividade maligna, é o diabo. O diabo atua contra a palavra antes que ela penetre no coração e gere fruto. E se a pessoa ficar demorando em receber a palavra do Senhor, ele vem com a sua astúcia e procura pisar naquela palavra e depois envia demônios para roubar; para comer a palavra e tirar do caminho, assim ela nem chega a ser colocada dentro do coração. Fica à beira do caminho. O caminho que Deus quer alcançar é o caminho do coração do homem, mas se ficar à beira do caminho e não penetrar lá, certamente há uma possibilidade de Satanás pisar e roubar esta semente.

Então veja: é uma intensa atividade de Satanás neste coração. E nisto, irmãos, podem ser usadas circunstâncias ou pessoas. Principalmente pessoas transitando na tua vida indo e voltando; muito trânsito ali. Pessoas que você nem discerne que são mensageiras de Satanás, que vão pisar a palavra, a qual vai ficar infrutífera no coração. Então, primeiro adversário da semente: o diabo mesmo. O Senhor disse que é o maligno – as aves do céu que vieram e comeram a semente.

Vamos ver o que Jesus explica em Mateus 13:19: “Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo,” aqui Mateus coloca a expressão “não entendendo”, ou seja, quando você recebe uma palavra do Senhor, recebe a palavra do reino e deixa aberto para argumentação, é quando os científicos vão pisar a palavra; os teólogos liberais vão pisar esta palavra; ciência – a falsamente chamada ciência cristã – vai pisar esta palavra. Eles vão dar outra argumentação e com esta argumentação você não percebe que eles estão pisando na palavra. Por isso é necessário agasalhar com fé a palavra; absolutamente; sem dúvida alguma. Agasalhar. Receber com fé. O que diz a palavra lá em hebreus 4? Receba e não duvide da palavra. Deixe a palavra operar em ti. Se você não agasalha a palavra, não a recebe de bom grado, conforme o Senhor mostrou a realidade daqueles homens que não recebiam de bom grado a palavra. Às vezes você recebe questionando porque ela é uma exigência.

A palavra do reino é uma exigência. Como disse aquela irmã, missionária na China, sobre dar valor à palavra: “Não podeis servir a Deus e a Mamom”, ou seja: é um imperativo. Palavra do reino é imperativa. Muitos não gostam de palavra imperativa. O Senhor chamou os discípulos e quem sabe eles disseram ah! Agora nós vamos ser bem-aventurados, mas aí o Senhor vem com uma palavra imperativa como em João 6 “se não comer a minha carne e não beber o meu sangue, você não tem parte comigo”. Opa! Isto é muito imperativo! Vamos dar no pé! A partir dali o Senhor ficou somente com os doze e ainda disse “um é diabo”; ficou com onze e um diabo e este diabo iria sair uma hora. Então irmão, as palavras do reino são imperativas. Você não tem opção. Somente tem opção se realmente rejeitar. Mas se você quer crescer no Senhor, se quer avançar, se quer fruto do teu coração para Deus, você não tem opção. Pedro falou: nós não temos opção, ”Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna.” É contigo mesmo que nós vamos ficar. Aconteça o que acontecer.

É muito sugestiva esta expressão de Mateus: não entendendo; ela significa que deixou margem para questionamento; deixou dúvida. Deixou margem para dúvida acerca da palavra do reino – a palavra de Deus. Irmão, a palavra de Deus não se discute; a palavra de Deus se recebe. É isto: de Deus, você nunca deixa margem para alguém discutir. Seja teólogo ou qual quer que seja. Se você recebeu do Senhor, não deixe margem para discutir. Não discuta com cientista; não discuta com Darwin. Não! Darwin não é Deus. A verdade está com Deus; ele fala a verdade e nós recebemos, e não questionamos, não deixamos dúvidas. Assim nós vamos frutificar para Deus: se tivermos uma fé viva. Eu tenho para mim que muitos crentes não frutificam para Deus porque têm um cabeção aqui (na mente), tem um cérebro que funciona, pisa na palavra de Deus e não sabe que o diabo está usando sua própria mente para pisá-la. Questionamentos. Diz assim em Hebreus 4:2: “Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram.”. E Paulo fala aos tessalonicenses “havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes.” (1ª Tessalonicenses 2:13b).

Neste caso, a palavra caiu à beira do caminho e nem chegou a fazer a sua operação, porque não estava misturada com a fé. Então não lhe foi permitido penetrar no coração para fazer a operação que ela veio fazer. A palavra de Deus opera naqueles que a recebem crendo. Se você deixa a fé de lado, você vai ter uma bíblia científica e não sobrenatural. Pense bem nisto. Se você for discutir alguma coisa e que alguém diga que a bíblia é algo comum, desista, este é um ímpio. Por quê? Porque se você tirar a fé da bíblia, tudo fica natural, nada sobrenatural, nada celestial, tudo natural. É assim que os cientistas lêem a bíblia. Eles lêem a bíblia, não pensem que não. Alguns ímpios fazem pregação até mesmo melhor do que muitos pastores. Mas graças a Deus, estes ímpios não têm o Espírito Santo. O pastor, por menor que seja, tem o Espírito Santo e ele saberá responder.

Então irmãos – fé. Porque a palavra diz assim: “a fé é o firme fundamento” (hebreus 11:1), fundamento para compreender a bíblia: fé. Se não tiver este fundamento, desista. Você não vai entender nada. Sem fé é impossível agradar a Deus, porque Deus quer que você entenda como ele entende. Então, se não tem fé, não entende nada. Só entendemos pela fé. Você quer entender a criação mais do que os cientistas? É muito simples: “Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados.” (hebreus 11:3a). Aí está. Quer estudar os mundos sem a fé: também não vai chegar à conclusão alguma. Mas, se pela fé você estudar os mundos, sim, você vai chegar em Deus, aí sim! Assim você está certo. Irmão, não pense que o mundo não está preparando um golpe contra a nossa fé. Fique atento! Receba a palavra de Deus com fé! Uma pessoa me questionou: foi Deus mesmo que escreveu com o dedo dele os dez mandamentos numa tábua de pedra? Acho que isso aí é figura. Eu falei: foi Deus! Foi Deus quem escreveu e ponto final! Foi Deus! Está na bíblia; então eu creio. O Senhor disse que escreveu com o seu dedo e acabou! Foi o seu dedo que escreveu. Ele dizia: ah! Mas não foi Moisés e Deus foi ditando? Eu disse: não, foi Deus que escreveu mesmo.
Irmão, a palavra de Deus tem que ser recebida com fé; misturada com a fé. Então este primeiro coração deixou o diabo pisar. Por quê? Porque deixou margem.

Quando você recebe com fé, não deixa margem para o diabo; não deixa margem para as pessoas fazerem intensa atividade de questionamentos. Se disserem: você é louco! Você diz: eu sou louco sim. E, importante: é muito melhor ser louco para este mundo, mas sábio para Deus; ser considerado sábio. “Quem quiser ser sábio” diz a bíblia, o que deve fazer? “Faça-se louco”. Somente os loucos não questionam a palavra de Deus e não buscam razões para dar outro segmento. Por isso, irmão, se você é muito inteligente, cuidado! Coloque na cruz a tua inteligência, porque o Senhor disse: “Destruirei a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a inteligência dos inteligentes.” (1ª Coríntios 1:19), com a obra da cruz. É assim que Deus faz.

Então, o primeiro adversário da sementeira de Jesus, da semeadura do Senhor é o diabo. Ele vai usar todos os meios, sejam científicos, educacionais, culturais, ou outros que estão no mundo para pisar a palavra de Deus. Este é o primeiro inimigo da semente: o diabo.

Pages: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

One Comment

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.