Press "Enter" to skip to content

A parábola do semeador – Onde Jesus não encontra fruto (Para ler)

Onde Jesus não encontra fruto

2. TERRENO COM PEDREGAIS.

O segundo solo – o segundo coração. Mateus 13:5-6: “E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.” Vamos ver a explicação de Jesus verso 20 “O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende”. Se ofende: esta é a ação da carne. O segundo inimigo é a carne. Quando se ofende é a carne do homem em ação.

Lucas diz no capítulo 8:13: “E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam”. Tentação é na carne. Vem a tentação para mexer com a carne do homem. Este segundo adversário da semente é a carne. O primeiro é o diabo e o segundo é a carne. A carne não deixa frutificar, veja gálatas. São as pedras do caminho do coração. As pedras estão lá, e endurecem. Quando vem a tentação a carne está ali e se ofende. Na perseguição, há o confronto e se ofende. Vem a primeira prova e se ofende; a primeira tentação e se ofende. Logo, é um obstáculo.

A carne é um obstáculo para a frutificação da semente de Deus. Gálatas 5:17 diz: “Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.”. Então você vai querer realmente deixar a palavra criar raízes. Porque em um terreno com pedras, em um coração de alguém que vive na carne, a palavra não cria raízes. Se a pessoa anda na carne, ela crê por algum tempo, mas quanto tempo? Até que desarraigue completamente a palavra do seu coração e depois ele vira um completo carnal. A palavra do reino não pode frutificar na vida dele.

Vv 18-19a “Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são…” as pedras do coração estão aqui: Vv 19b-21 “adultério, fornicação, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações (ou ciúmes), iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.” Aí Está: não vai frutificar para herdar o reino. A carne tem que ser tratada na cruz; tem que morrer para sair tudo isso que está na carne. Se você der lugar à carne, pode saber que a primeira coisa que ela vai te dar de prato cheio é a prostituição e, depois, impureza, lascívia… Este é o prato da carne; é disso que ela se alimenta. Tudo isso está na carne. Para que finalidade vem a ação da palavra? Exatamente para cortar isso aí.

Este tipo de coração que não permite ser cortado pela palavra é um coração seco; não é úmido, mas cheio de pedras e essas são as pedras do coração. Num terreno com pedregais, é necessário passar o arado do Senhor. Arrancar tudo aquilo que é da carne e fazer a obra da cruz. A operação da palavra é a obra da cruz. A palavra é exatamente enviada para operar a obra da cruz em nós. Com que finalidade? Mortificar a nossa carne.

Potencialmente a carne tem tudo isso: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades… Veja bem: você está indo bem com o teu irmão, mas se ele for carnal, e um beliscão que você der nele, ele vai dar um soco na tua cara. Porque na carne estão as inimizades, as porfias, os ciúmes, as iras, as pelejas, as dissensões, as heresias… O crente carnal faz dissensão. Não foi isso que aconteceu em Corinto? Eles eram espirituais ou carnais? Carnais! Paulo teve que falar para eles essas coisas que falou aos gálatas. Falou que essas coisas que eles praticavam os impediam de entrar no reino de Deus. Ele disse: “mas vocês foram lavados, vocês foram purificados” (1ª Coríntios 6:11). Ou seja, você não pode mais andar assim, você deve andar realmente pela operação da palavra de Deus. “… invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas…” (que ele não citou aqui), “… acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.”

O que Deus quer da carne? Verso 24: “E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.”. Cruz! A obra da cruz! Nestes corações a palavra de Deus não frutificou porque a cruz não operou na carne deles. A carne é uma inimiga da palavra de Deus. É inimiga de Cristo. Por isso “os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.”.
Quando o povo de Israel estava em marcha para a terra prometida, no meio do caminho se levantou Amaleque, que é figura da carne e, diz em Deuteronômio que Amaleque pegou e derrubou aqueles irmãos que estavam na retaguarda. Irmão, a carne ataca pelas costas, ela vem por trás.

Então Amaleque veio por trás do povo de Israel estando este em marcha. Ele não veio pela frente, mas veio traiçoeiramente. Irmão, não tem coisa mais traiçoeira na nossa vida do que a nossa própria carne. Outra coisa: a carne é boazinha para conosco. Ela faz concessões; ela é gentil. A carne é manhosa. É cheia de manha porque gosta de si mesma. Mas tem um detalhe: nem de você ela gosta. Se puder te matar, ela te mata. Saul poupou o rei amalequita, o qual, depois Samuel matou. Saul havia dito: “eu exterminei a todos”. E, lembre-se que, no zelo de Saul, ele matou todas as necromantes. Mas Saul nunca fez o serviço completo, pois no final de sua vida consultou uma necromante, como é que ela estava viva? Saul sempre teve dó de sua carne. Quando ele estava no último suspiro de sua vida, viu um amalequita vivo ali e pediu para este terminar com ele. Porque estava tão envergonhado, pediu para o amalequita acabar com ele, estando já ele morrendo. Então quem deu fim nele? A própria carne dele.

A carne não perdoa. Cuidado! Ela não perdoa. Quando ela tem uma oportunidade, avança com volúpia e destrói. Por isso a palavra de Deus não frutifica se nós não tratarmos dessa coisa aí. Ela é inimiga mortal dos crentes e de Jesus. Por isso que Jesus deu um instrumento de morte para ela: a cruz. Então temos que tomar bastante cuidado.

O que nos leva a frutificar, que é oposto à carne? Gálatas 5:22 “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.”. Versos 25-26 “Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.”.

Pages: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

One Comment

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.