Onde Jesus não encontra fruto
3. CORAÇÃO QUE MESCLA A SEMENTE COM OS ESPINHOS.
Agora o terceiro coração, que também não frutifica. Ele é um crente, está aí na congregação, mas não frutifica, por quê? Porque este crente ama o mundo. Ele é um crente que ama o mundanismo e por isso não frutifica. Mateus 13:7: “E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.”. A explicação está no verso 22: “E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo…”. O terceiro inimigo: o mundo, “… os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera.”. O mundo com toda a sua sedução. Acho que a irmã Ruth Paxson disse sobre uma trindade: o diabo, a carne e o mundo; ela fala em um de seus livros.
Uma das primeiras citações de Jesus aqui é: sedução das riquezas. Mas Lucas 8:14 tem uma abordagem um pouco maior: “E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados…” deste mundo “… e riquezas…” são sufocados com riquezas. Mateus diz: “sedução das riquezas”. São sufocados com a sedução das riquezas e a palavra de Deus não é tão rica para eles; a fascinação das riquezas é muito melhor para eles, muito mais rica do que propriamente a palavra do Senhor.
Então eles são sufocados, porque atentam para a sedução das riquezas, e, continuando: “… e deleites da vida…” deleites; prazeres; alegria do mundo. A alegria que o mundo proporciona é um dos grandes inimigos. Essas coisas aqui são mundanismo. Sedução das riquezas: mundanismo. Jesus falou: “não podeis servir a Deus e a Mamom”, a Deus e as riquezas. Então, fascinação das riquezas: mundanismo; deleite da vida: mundanismo; prazeres: mundanismo.
Todas as formas de prazer que o mundo proporciona são adversárias da palavra de Deus e, se nós gastamos muito tempo com isso, estamos sendo realmente mundanizados. Se nós criamos qualquer hoby no mundo com qual gastamos o nosso tempo e não com a palavra, estamos sendo mundanizados. O mundanismo está tomando conta e, hoje, Satanás está aumentando as formas de trazer prazeres da vida; ele cresce. Curitiba é uma miséria no número de motéis e, onde há prostituição se vê uma grande rede de restaurantes. Muitos restaurantes, muitos motéis. As pessoas se deleitam. Os prazeres da vida: comem, bebem e se prostituem.
Também a rede cinematográfica tem sido avassaladora. Prazer da vida; deleite da vida. A rede da informação tem sido avassaladora também, porque tem capturado praticamente a maior parte dos jovens; é milagre um jovem crente que escape. Os jovens estão infrutíferos hoje porque dedicam bastante tempo à informação; com relacionamentos na internet; com o computador. O deleite da vida; o prazer. O prazer de baixar filmes; o prazer de fazer isso ou aquilo; pesquisas. A indústria cinematográfica tem sido umas das piores desgraças do nosso tempo; tem crescido de forma violenta porque tem um público que paga e, lamentavelmente, muitos crentes pagam. Até mesmo pagam para alguém apresentar sexo explícito no cinema.
Será que o nosso coração vai entrar no reino? O Senhor Jesus, quando voltar, vai colher fruto do nosso coração se nós ficarmos aí nos deleitando com os prazeres da vida? Esses prazeres da vida foram feitos pelo diabo para os que são filhos dele e não para os filhos de Deus. Tenho certeza do que estou falando e, se você duvidar, no céu vai ouvir, se você estiver lá, é claro. Irmão, se você não quer alimento sólido, penera o pé. Se você quer leitinho; mingauzinho; tem que por o pé na estrada. Mas, naquele dia, você não vai ter fruto.
Irmão, Deus tem que trabalhar, a obra da cruz tem que operar; nós temos que morrer para nós mesmos; morrer para essas coisas e viver para Deus. Você pensa que o coração de Deus não tem estado entristecido com milhões de crentes na face da terra? Os crentes de outrora passaram por muitas perseguições. Eles conseguiram fugir da China continental – da China comunista. Lá não tinha aquela parafernália que tem em Hong Kong. E, quando chegaram a Hong Kong, se depararam com a China livre, encontraram a abertura para o mundo. Irmão, você quer que eu diga uma coisa? Eles preferiram voltar e sofrer debaixo do comunismo, porque eles tinham fé; tinham fervor; tinham uma vida para Deus enquanto os crentes do outro lado estavam afundados nos deleites e prazeres da vida. Oração? Reunião de oração? Que oração? Eles não conseguiam encontrar crentes que queriam orar lá do outro lado. Eles voltaram para a China comunista. Voltaram clamando ao Senhor para nunca mais sair e esperar o Senhor lá. Nos países onde são perseguidos os crentes são mais fervorosos, pois não têm tempo para brincar; não têm tempo para se entreter – para o entretenimento. Eles não têm tempo, pois estão sendo perseguidos. Eles têm tempo de orar; de buscar a face do Senhor; de clamar os céus e, ali se convertem crentes genuínos, verdadeiros, que frutificam para o reino de Deus. Eu acho que o Senhor vai ter mais fruto de corações que passaram pela cortina de ferro do que muitos crentes que estão em países capitalistas.
Que o Senhor tenha misericórdia de nós que estamos neste contesto. O Senhor está olhando o nosso coração. Nós não temos perseguição externa, mas temos uma batalha espiritual dentro do nosso coração.
Então temos estes inimigos: o diabo, a carne e o mundo. Jesus falou: “o mundo me odeia”, por quê? “Porque eu denuncio que as suas obras são más”. Jesus nunca foi amado pelo mundo. E o Senhor falou: “vocês não são do mundo” e sabe o que Ele falou também? Falou algo em 1ª João 2:15 e também é imperativo; é um imperativo negativo; é um mandamento. Quando fala assim é um mandamento: “Não ameis o mundo…” (1ª João 2:15-16), está vendo? Quer frutificar para Deus? Quer ser cheio de fruto no seu coração quando o Senhor voltar? Obedeça a esse mandamento: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há, se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.”.
O que há no mundo? Vv. 16 “porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.”. É isso tudo que há no mundo, três coisas:
Primeiro, a concupiscência da carne, o tentar possuir as coisas; querer enriquecer; desejar possuir coisas. Se a concupiscência da carne trata-se de possuir as coisas para você se deleitar nesta vida, é questão da sedução das riquezas.
Segundo, a concupiscência dos olhos que é todo prazer que este mundo está oferecendo aos olhos, o deleite dos olhos. Em que se deleitam teus olhos? Muitos se deleitam em filmes de terror; em filmes de ação violenta; outros em filmes de romance; novelas e muitas outras coisas. Concupiscência dos olhos.
Veja as bases nas quais Satanás ajeitou o mundo! Ele sabe as coisas do homem. Lembre-se que Jesus falou para Pedro: “para trás de mim Satanás que não sabe as coisas de Deus, mas somente as coisas dos homens”. Concernente à concupiscência da carne, o diabo sabe muito bem; concupiscência dos olhos, ele sabe muito bem; soberba da vida, ele sabe muito bem porque caiu por sua soberba.
A terceira coisa que há no mundo é a soberba da vida. O desejo de ser grande neste mundo; o desejo da fama deste mundo; do aplauso deste mundo.
Irmão, se a carne foi chamada para a cruz, e o mundo? Também! Está no capítulo seguinte de Gálatas. Você quer que seu coração frutifique para Deus? Pegue esta palavra e escute-a e escreve. Os crentes têm que se converter desse mundanismo, pois é o diabo regendo a vida deles. Gálatas 6:14 diz: “Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu (para ele) para o mundo.” Aleluia! Maravilha! É isto que Jesus quer. É este coração que Jesus quer. O mundo não pode esperar nada de nós e nós também não esperamos nada dele. Você vai ter que dar um basta.
Agora, João 12:31-32 diz: “Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo. E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim.” O juízo do mundo e sobre o príncipe dele foi sentenciado na cruz, mas ainda não foi executado. Foi sentenciado o juízo dele quando Jesus foi crucificado, mas a execução ainda está por vir. Não foi executado porque Jesus está trabalhando na edificação da sua igreja e o Senhor não quer fazer a execução por sua própria força – por seu poder. Sabe a quem ele quer dar este poder? Veja, é por isso que nós devemos romper com o mundo. Em Romanos 16 diz que Ele quer dar a igreja este poder. E também Jesus fala em João 14:30b “aí vem o príncipe do mundo; e ele nada tem em mim.” (RA). Por que o Senhor disse para não amarmos o mundo? Porque houve uma sentença, um juízo sobre o mundo lá na cruz. E também sobre o príncipe deste mundo.
Satanás é o príncipe deste mundo porque foi ele quem arranjou; ele quem embelezou; ele quem trabalhou para deixá-lo bem atraente para todas as pessoas; para deixá-lo bem cômodo; para deixá-lo bom para se viver nele, para que as pessoas não se interessem pelo Senhor; para que as pessoas sejam crentes que vão a cada sábado ou domingo na reunião e lá continuem servindo a ele; ao sair da reunião servem a ele. Nestas duas coisas Satanás trabalha bem: o mundo e a religião. Ele armou a religião para os crentes, para enganá-los. E armou o mundo para levá-los para lá também. Ele lança o anzol e puxa-os para lá. Nestas duas coisas o inimigo trabalha bem e arranjou bem.
Quero explicar melhor. Ele arranjou bem o mundo, deixou-o bem atraente para que as pessoas se esqueçam de Deus e se alegrem com ele. Arranjou a religião na face da terra e ajeitou-a bem para que as pessoas desfrutem lá do mundo e venham para as reuniões de igrejas, religiosamente, para que suas consciências não as condenem por estarem lá fora abusando do mundo. Isso que eu queria explicar: é a artimanha do diabo para, apenas, os crentes religiosos. Aí eles vêm para a reunião; não se condenam; vivem lá fora, no mundo; fazem tudo o que o mundo faz; deleitam-se lá, mas como vem para a reunião, saem com a consciência tranqüila. Tranqüila? Não! Enganada! Óh Senhor! O Senhor está falando uma grande verdade para nós. Nós temos que atentar para isso.
[…] Para ler a transcrição do dia 11 de dezembro de 2012 clique aqui […]