Press "Enter" to skip to content

A parábola do semeador – Onde Jesus não encontra fruto (Para ler)

APÊNDICE
A trindade do mal agindo contra o semeador e a semente

1. SEMENTE QUE CAIU A BEIRA DO CAMINHO. (DIABO)

DA ÓTICA DE MATEUS
“… uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na.” 13:4.
Explicação em Mateus: “Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.” 13:19.
Mateus diz que a questão foi que este coração ouviu, mas não entendeu por isso o maligno arrebatou a semente. Isto sugere força, o inimigo arrebatou; isto é, empregou força e rapidez. A expressão não entendeu significa que tal coração tenha uma mente dura ou, como diz o ditado, cabeça dura para receber a palavra sem questionamento, mas com fé viva.

DA ÓTICA DE MARCOS
“… uma parte da semente caiu junto do caminho, e vieram as aves do céu, e a comeram.” 4:4.
Explicação em Marcos: “E, os que estão junto do caminho são aqueles em quem a palavra é semeada; mas, tendo-a eles ouvido, vem logo Satanás e tira a palavra que foi semeada nos seus corações.” 4:15.

Atentemos para isto que Marcos diz: “… vem logo Satanás e tira a palavra que foi semeada…” Vemos duas coisas aqui; uma é a rapidez com que Satanás vem para tirar a palavra que foi semeada, isto sugere uma rapidez de um ladrão; ele vem rapidamente e rouba. Outra coisa que ocorreu é que este coração não entendeu (como mostra Mateus) porque deu lugar a razão e não a fé; uma mente endurecida, um coração que é um terreno fértil para Satanás atuar. Enquanto arrazoava em sua mente, Satanás agiu rápido e arrebatou a semente. Ele não ouviu de bom grado e nem houve diligência para recebê-la por causa do endurecimento da sua mente (Uma mente muita religiosa ou muito científica, inteligente, ou ainda com um alto conceito de si mesmo).

DA ÓTICA DE LUCAS
“… e, quando semeava , caiu alguma (semente) junto do caminho, e foi pisada, e as aves do céu a comeram.”. 8:5.

Explicação em Lucas: “… estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo.”.8:12.

Lucas nos mostra que a atividade do diabo é tirar do coração a palavra que foi semeada antes que ela possa ser misturada com a fé, a qual produzirá salvação. Esta é a razão da intensa atividade à beira do caminho para pisar a semente, Lucas diz que a semente foi pisada. A mente humana é usada pelo diabo para pisar a palavra com vários conceitos de sabedoria humana, ciência, tecnologia, religião, justiça própria e muitas outras razões que a mente pode conceber e, tudo isso poderão ser usados pelo diabo para pisar a semente, impedindo que ela gere fé no coração.

A atividade intensa de Satanás é contra a fé em Cristo e na sua palavra; o coração que se fecha para receber prontamente a palavra, escancara-se para a atividade argumentativa de Satanás que poderá usar qualquer pessoa ou meios deste mundo para impedir o recebimento da palavra misturada com a fé.

Assim Satanás pisa a Palavra e a rouba, impedindo assim, seu primeiro fruto.

Paulo diz em 2ª Coríntios 4:4: “Nos quais o deus (com d minúsculo) deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus”. O inimigo só pode cegar o entendimento dos incrédulos.

Pages: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

One Comment

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.