A chave da história do mundo é o reino de Deus. A história das outras nações mencionadas no Velho Testamento faz sentido somente em função do destino de Israel. E em última análise a história contemporânea só tem relevância em função da história da igreja cristã. O que de fato importa no mundo é o reino de Deus. Desde o começo, desde a queda do homem, Deus vem atuando para estabelecer um novo reino no mundo. Esse reino é dEle, e Ele está chamando gente para fora do mundo, para entrarem nesse reino; e tudo que sucede no mundo tem significado para ele… Outros eventos são de importância na medida em que tenham algo que ver com aquele evento. Os problemas de hoje devem ser compreendidos somente à luz do reino de Deus.
Portanto, não claudiquemos ao vermos coisas surpreendentes acontecerem no mundo. Antes, perguntemos: “Qual é a relevância deste evento para o reino de Deus?” Ou, se coisas estranhas estão sucedendo a você, pessoalmente, não se queixe, mas diga: “Que é que Deus me está ensinando por meio disto?… Onde errei, e por que Deus está permitindo estas coisas?” Há sentido nelas, se ao menos formos capazes de vê-lo. Não precisamos ficar desnorteados, nem duvidar do amor ou da justiça de Deus. Se a Deus faltasse bondade a ponto de nos atender imediatamente a algumas de nossas orações, e segundo a nossa vontade, viríamos a sermos cristãos mui empobrecidos. Afortunadamente, Deus às vezes protela Sua resposta a fim de dar o devido tratamento ao egoísmo ou a outras coisas nocivas de nossa vida. Ele se preocupa conosco, e Sua intenção é preparar-nos para um lugar mais completo em Seu reino. Portanto, devemos julgar todos os acontecimentos à luz do grande, eterno e glorioso propósito de Deus.
Extraído do devocional “Mensagem para hoje – Leituras diárias selecionadas das obras de D. M. Lloyd-Jones” – sob autorização da Editora PES
Comments are closed.