Press "Enter" to skip to content

1º de abril – A ousada palavra de Paulo a respeito da propiciação

O verdadeiro cristão entende… o meio divino da salvação em Cristo. Esta é a grande boa nova. “É isto que eu estou pregando”, com efeito, diz Paulo aos Romanos. “Esta justiça que é de Deus, que está em Jesus Cristo, a Sua justiça”. Do que ele está falando? Isso pode ser posto em forma de interrogação, se você prefere assim. Qual a sua opinião de Cristo? Por que Ele veio ao mundo? Que fez Deus em Cristo? É Ele apenas um mestre, um exemplo, ou coisa assim?… Não, esta é uma coisa positiva, esta justiça de Deus em Jesus Cristo. A salvação é toda ela em Cristo, e se você não se sente atado a Cristo, havendo falhado tudo o mais, você não é cristão, e não admira que você não seja feliz. “A justiça de Deus em Jesus Cristo” significa que Deus O enviou ao mundo a fim de que Ele honrasse a Lei, e assim os homens pudessem receber o perdão.

Eis aí Aquele que prestou perfeita obediência a Deus. Eis aí Aquele, Deus na carne, que tomou a natureza humana e, como homem, rendeu perfeita homenagem a Deus, perfeita lealdade, perfeita obediência. Ele cumpriu a lei de Deus plena e totalmente, sem uma falha. Mas não é só isso… Antes que o homem possa reconciliar-se com Deus… este seu pecado tem que ser removido. Deus disse que punirá o pecado, e que a punição do pecado é a morte e o banimento para longe da face de Deus… Deus O enviou como propiciação… (isto) significa que Deus O fez responsável por nossos pecados. Estes foram colocados sobre Ele, e Deus os liquidou e os puniu ali, e, portanto… com justiça Ele pode perdoar-nos… Para dizer isto, o apóstolo tinha que ser atrevido, mas isso tinha que ser dito…

Deus, porque é reto, santo e eterno, não podia perdoar o pecado do homem, não podia deixar o pecado sem punição. Ele disse que o castigaria, de modo que tinha que castigá-lo e, bendito seja o Seu Nome, Ele o castigou. Ele é justo, portanto, e o justificador daqueles que crêem em Jesus.

Extraído do devocional “Mensagem para hoje – Leituras diárias selecionadas das obras de D. M. Lloyd-Jones” – sob autorização da Editora PES

Comments are closed.